domingo, 22 de janeiro de 2012

Pode ser popular, mas deve ser bonito


Com a chegada do March às suas concessionárias, em agosto de 2011, a japonesa Nissan partiu para um universo desconhecido. Com esse modelo a Nissan foi a primeira entre os fabricantes nipônicos a oferecer um carro a preço "popular" no Brasil.
A julgar pelos números o modelo cumpre seu papel. Até o final do ano passado foram emplacadas 6.939 unidades. O total de emplacamentos é fornecido pela FENABRAVE, associação que representa as concessionárias, é um ótimo termômetro para avaliar a aceitação de determinado modelo. Até a primeira quinzena de janeiro mais 1.029 Nissan March ganharam lugar na garagem de um brasileiro que experimentava a novidade.
Com preços variando entre R$ 26.590 (versão 1.0 16 válvulas) a R$ 35.590 (motor 1.6 também 16 V) o compacto já superou em vendas mensais os franceses Renault Clio e Peugeot 207, modelos já conhecidos pelo consumidor.
Após analisar os números optei por navegar em sites e fóruns para pesquisar o nível de satisfação dos usuários do modelo. Na grande maioria o destaque negativo fica para o espaço reduzido no porta-malas. Porém não faltam elogios design, economia, acabamento...
Parece que o consumidor sempre busca algo exclusivo e quer um carro bonito para sair do lugar-comum mesmo nos carros de entrada, também conhecidos como populares.