terça-feira, 7 de agosto de 2018

Cheiro de encrenca


Ao rodar com sua motocicleta o piloto iniciante, e até os mais experientes, podem escapar de tombos prestando atenção a detalhes que estão “no ar”.
Estou falando do cheiro (ou aroma, para ser mais classudo kkkk). O cheiro pode mostrar mudanças no asfalto que podem te derrubar.
Diesel
Um cheiro que significa encrenca é o de óleo diesel, comum próxima às transportadoras ou postos. Por isso, ao sentir um forte cheiro de óleo diesel no ar, olhe para o chão a sua frente. Se notar uma mancha escura no asfalto evite passar por cima.

Agora ferrou?

Caso já esteja sobre a mancha não use os freios ou faça manobras bruscas, você pode cair. Tente manter a moto na posição vertical da forma mais suave possível.
Na estrada é comum
O risco de óleo na pista é maior em trechos de estrada perto dos postos. O caminhão enche o tanque de diesel além do limite e, ao fazer a curva ou sair do posto, o excesso de óleo pode cair do bocal do tanque.
A mancha de óleo diesel costuma brilhar e tem a tonalidade azul. Quando a pista está molhada e no escuro é difícil detectá-la. Por isso, todo cuidado é pouco.
Na dúvida reduza a velocidade gradativamente. É a forma mais segura de passar em locais com muitas transportadoras ou postos que costuma atender caminhões. Confie no seu nariz, ele é seu amigo!