quarta-feira, 17 de julho de 2019

Assumir culpa alheia pode dar cadeia

Jovem é detido ao tentar assumir, de forma irregular, pontos na CNH, reprodução Jornal do Vale
Quando algum veículo é multado existe a possibilidade de transferir a multa (e os pontos) para quem estava pilotando a moto ou dirigindo o carro. Porém, o que era para facilitar a vida do cidadão acabou virando uma forma de alguns "espertos" ganharem dinheiro. Eles cobram para receber os pontos e, assim, livram os verdadeiros infratores das multas, e ganham muito dinheiro.

O Detran de São Paulo está de olho nesse tipo de fraude e já detectou mais de 250 CNH´s suspeitas de "hospedar" pontos de motoristas. O órgão ainda lembra que a prática é irregular e, além das sanções administrativas, o responsável pode ser enquadrado no crime de falsidade ideológica, com pena de até cinco anos de prisão."O cidadão precisa saber que isso é crime e que todos serão punidos, de acordo com a lei”, disse Raul Vicentini, diretor de Habilitação do Detran.SP.

Para chegar aos fraudadores o Detran cruzou informações das multas. Em comunicado o Detran citou um exemplo de um "hospedeiro" que recebia R$ 500 para hospedar os pontos no seu prontuário, ele já acumulava mais de 3.315 pontos na sua CNH, informou o órgão de trânsito.

Os motoristas que usaram essa prática ilícita - ou seja, pagando para transferir seus pontos - terão as multas registradas em seus prontuários. O próximo passo é responder a processo, pois o caso será enviado a Polícia Civil. Casos assim são comuns, porém as autoridades estão apertando o cerco nesse tipo de atividade. Veja um exemplo em Rio Verde (GO) onde um motorista foi preso