terça-feira, 3 de agosto de 2021

Opinião: a Honda CG não parou no tempo...

 

Em primeiro plano a Honda CG 125 (lançada em 1976) e a atual CG 160 Titan, ano 2022 

Ao analisar a longa jornada da Honda CG 125, que começou em 1976 na fábrica da marca - localizada em Manaus (AM) é possível perceber o tamanho da evolução na nossa indústria de duas rodas. A pequena e valente CG 125 daquele ano tinha apenas 11 cv de potência, freios a tambor e partida a pedal - isso mesmo, não havia o mágico botão de partida!!!. 

Passados 45 anos o modelo  usa motor flex (que pode ser abastecido de etanol e gasolina) com 160 cc e  15,1 cv, sistema de freios combinados com disco na dianteira, partida elétrica e até painel digital.  

No vídeo, faço de questão de mostrar como a CG era apenas um veículo utilitário. Não havia espaço para requintes de design, era forte e valente como os pioneiros da nossa indústria.

Hoje, depois de 45 anos, colocar lado a lado esses ícones da nossa indústria (a CG ainda é o veículo de duas rodas mais vendido no Brasil) temos a dimensão da evolução do modelo e também do nosso consumidor. E a CG se adequou às exigências ambientais e também do mercado. Veja o vídeo, conheça minha opinião e as mudança da CG