terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Chão de fábrica e presidência


“Issao, você fez um ótimo trabalho com as motos e quero ver você fazer isso com os carros”. O comentário foi de Takanobu Ito, presidente mundial da Honda, durante uma entrevista para um grupo de jornalistas brasileiros em Tóquio no final de 2011. Ao seu lado estava o engenheiro mecânico Issao Mizoguchi, que comandava a fábrica de motocicletas da empresa em Manaus (AM).
Além de sua clara capacidade como engenheiro e administrador, quem conhece a fábrica da Honda, já percebeu o quanto Issao é querido pelos funcionários. “Ele é um ídolo em Manaus”, confidenciou um engenheiro da empresa, referindo-se a ligação entre ele e os operários da fábrica que ultrapassa a relação chefe e subalternos.
Esse jeito de administrar e seu passado ligado a produção, também conhecido como chão de fábrica, levou Issao a presidência da Honda Moto da Amazônia. Com seu jeito simples e bem humorado porém direto e eficiente, ele também tem o desafio de fazer que a Honda tenha bons resultados com seus automóveis pois Issao é vice-presidente dessa divisão. Uma missão difícil, porém capacidade e carisma ele parece ter, pelo menos aos olhos do presidente mundial da Honda. Creio que os operários de Manaus estão felizes com a escolha.