quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Xenon, a moda que incomoda

O tema desse post gerou uma discussão acalorada com os amigos do Clube do Taurus, postei esse tema e quase apanhei de alguns motoristas. Muitos defendiam o direito de usar uma lâmpada mais forte que segundo eles aumentaria a segurança. Agora que o blog Brasil Test Drive atinge um número maior de motoristas e entusiastas gostaria de voltar a discutir o tema. Infelizmente a proibição do farol tipo xenon “adaptados” caiu em esquecimento, sem fiscalização eles estão de volta.
Quem viaja todo dia como eu deve se armar de muita paciência para aquentar essas luzes mal reguladas que ofuscam todo mundo, parece que uma nave espacial está chegando trazendo seus ET´s para invadir a Terra. Não quero ser porta voz dos animais, mas tenho certeza que macacos, corujas e outros bichos que dormem nas árvores compactuam comigo dessa reclamação. Fique claro que não me refiro aos equipamentos originais ou aqueles de boa qualidade.
É fácil perceber quando o kit ou a lâmpada é “meia boca”: geralmente o carro está andando devagar e na pista da esquerda. Vai devagar pois não tem condições de andar mais rápido – principalmente em subidas. Já vi até Fusca com farol xênon. Faça-me o favor, ponha-se no seu lugar, nada é mais legal quer um Fusquinha original rodando tranquilo na estrada. Tem também a turma dos populares 1.0 que tentam lutar contra a natureza da motorização de seus carros e rebaixam, botam rodas grandes, filtro de ar esportivo, rodas imensa e largos pneus (para aumentar o arrasto) e prá completar a bobagem: lá vai o xenon baratinho ou lâmpada mais forte. Prá que? Encher o saco dos outros na estrada, só serve prá isso!
No começo a fiscalização intensa ainda metia medo nesses “cegos” mas agora o xenon voltou a moda. E a coisa fica ainda mais ridícula pois muitos carros já estão caolhos, o kit meia boca não dura nada, piorando ainda mais a situação de quem vai a frente e dos bichos nas árvores que não conseguem dormir.