domingo, 1 de março de 2015

O pedestre é frágil (mas ele esquece)


A relação entre motos e pedestres nunca foi tranquila e harmoniosa. Afinal os pedestres são os mais frágeis usuários das vias enquanto as motos são os veículos mais rápidos. Essa mistura não pode dar certo mesmo, os dois buscam ocupar o mesmo espaço e CIRCULAM ENTRE OS CARROS.
Essa característica os coloca em rota de colisão! Então tenha sempre em mente que pode surgir um pedestre na sua frente. Se não houver visibilidade total, não desconsidere essa possibilidade.
Certa vez estava na Avenida Paulista e um motociclista estava discutindo com um pedestre. "Você atravessou fora da faixa, eu cai com a moto por sua culpa e você vai pagar o prejuízo". A turma do "deixa disso" entrou em ação e apartou a briga que já tomava o caminho da porradaria.
Quem já andou de moto na região do Largo 13, em Santo Amaro, sabe do que estou falando. Em meio a poluição sonora (e visual) as ruas estreitas têm um comércio vigoroso, terminais de ônibus e gente, muita gente nas ruas.
É uma situação em que não adianta achar que o pedestre está vendo a moto, tem que usar mais o freio e menos a buzina. Naquela confusão sua buzina nem será percebida e o melhor a fazer é reduzir a velocidade e dar passagem, afinal o pedestre é o mais frágil. Veja aqui algumas dicas para conviver sem riscos com os pedestres.