quinta-feira, 11 de outubro de 2018

Ratos, baratas e outros bichos nojentos

Capacete no chão pode atrair vírus e bactérias que causam doenças
Leptospirose é causada pelo contado da pele com a urina dos roedores e também de cães. Mais comum nas enchentes, esse contato também pode ocorrer em áreas secas. Em muitas cidades os ratos costumam sair dos bueiros e caminhar pelas sarjetas em busca de alimentos enquanto os cães fazem xixi na calçada para demarcar território ou se aliviar.
Outros bichos "nada simpáticos" também adoram perambular pela calçada, entre eles as famigeradas baratas. Esse inseto nojento pode até transmitir a hepatite A, também conhecida como amarelão, que ocorre por inflamação no fígado causada por um vírus. A transmissão acontece por ingestão de água ou, alimentos contaminados ou manipulação de objetos pessoais que estiverem contaminados. Os principais sintomas são: febre, dores abdominais, náuseas, e ainda diarreia por pelo menos um mês.
Com tantos riscos, deixar o capacete no chão – próximo à sarjeta – é uma atitude arriscada e anti-higiênica. Além da leptospirose, existe o risco de contato com bactérias, vírus e germes que podem causar graves enfermidades.