sexta-feira, 12 de novembro de 2021

Tudo sobre a nova família Honda CG 160 ano 2022

 Quem viaja pelo Brasil, de norte a sul, pode perceber a importância da CG no cotidiano das grandes cidades, litoral ou interior. Sempre tem alguém passando numa CG, ou tem algumas estacionada na rua ou guardada na varanda de alguma casa. A Honda CG faz parte da paisagem brasileira. Em sua história o modelo mudou bastante, veja na foto menor como a CG, modelo 2022, está mais robusta e moderna. Pouca coisa restou da velha e querida CG 125, 1976, que foi a minha primeira moto. - foto abaixo



Potência

O motor de 124 cc, com 10,4 cv de potência, deu lugar ao propulsor (flex) de 162.7 cc que oferece 15,1 cv de potência máxima. O torque passou de 0,87 kgf.m para 1,54 kgf.m. Em relação ao sistema de alimentação, a nova CG traz o que há de mais moderno. O velho carburador ficou no passado e o sistema de injeção eletrônica alimenta o propulsor com a quantidade exata de combustível. Para isso um processador analisa a velocidade, marcha engatada, posição do acelerador, temperatura dentro do motor. Com base nos dados envia para a câmara de combustão apenas a quantidade de mistura (ar + combustível) necessária. Tanta eletrônica também permite que o processador perceba que tipo de combustível está no tanque, gasolina, etanol ou a mistura de ambos. Isso é feito analisando os gases emitidos pelo escapamento...

Honda CG 160 Titan, 2022, modelo é o top de linha e um dos mais cobiçados

Evolução 

Os números também mostram que a CG ficou mais encorpada, mais imponen - te. O peso, por exemplo, passou de 94 kg para 117 kg. As linhas de design também mudaram, a CG Titan traz inspiração nos modelos esportivos da marca. Assim como a moto evoluiu e recebeu alterações, os consumidores também têm necessidades e gostos diferentes. Para atender a esse público o fabricante diversificou as opções. Hoje a família CG é composta por quatro opções e todas receberam mudanças na versão 2022.

Família moderna

 Nas versões Fan e Cargo, por exemplo, as mudanças estão presentes na moldura de painel, carenagem de farol e laterais do tanque. A sofisticada CG 160 Titan, traz nova moldura do painel e laterais do tanque exclusivas nova moldura do painel, nova carenagem de farol e de laterais do tanque, exclusivas do modelo, além de rabeta com laterais redesenhadas. O chassi (ou quadro) é mesmo para to - dos os modelos. Fabricado em chapa de aço estampada é do tipo Diamond e usa o motor como elemento estrutural. As motos Honda CG 2022 são dotadas do sistema CBS – Combined Braking System, sendo a CG 160 Start equipada de freio dianteiro e traseiro a tambor. Nas CG 160 Cargo, Fan e CG 160 Titan, o freio na dianteira é a disco e o traseiro a tambor. Uma particularidade da Honda CG é a facilidade de pilotagem. Os comandos chegam às mãos com naturalidade e a convivência entre moto e piloto, mesmo aqueles recém-habilitados, é muito intuitiva. Isso mostra que o fabricante sempre se preocupou no desenvolvimento de uma moto que se adequa aos diversos tipos de usuários – com os mais diferentes biótipos.

Família se modernizou como vemos na Honda CG 160 Titan, Fan e a Start (da dir. para à esq.)

Motor

O motor de um cilindro usa comando de válvulas tipo OHC (Over Head Camshaft) equipa as quatro versões. O deslocamento volumétrico é de 162,7 cm3 (também conhecido como “cilindrada”) e oferece a potência máxima de 15,1 cv a 8.000 giros. Quando abastecida com etanol, o torque máximo é de 1,54 kgf.m (caso das versões Cargo, Fan e Titan). Outro sistema comum à família é o câmbio de cinco marchas, com embreagem mecânica (acionada pelo manete)e multidisco em banho de óleo. Na prática, o acionamento da embreagem, a troca de marchas ou achar o “neutro” é tarefa fácil na Honda CG. Para quem não conhece o sistema de transmissão final – também chamado “relação” – é composto por corrente, coroa e pinhão. Usa corrente do tipo 428, com coroa de 44 dentes e pinhão de 15 dentes.

Nas motos o sistema de suspensão é fundamental para o conforto e segurança do piloto e garupa. Desde de 2018, a linha CG usa o sistema SFF (Separated Function Fork). Presente na dianteira oferece curso de 135 mm. Um tudo (ou bengala) recebe o sistema hidráulico – que deve “reter o movimento” enquanto o outro tubo recebe a mola, que tem a função de amortecedor. O curso da suspensão na traseira é de 106 mm com dois amortecedores que oferecem regulagens na carga de mola em cinco posições. 

Rodas & Pneus

Os tamanhos, tipos e medidas de pneus e rodas são diferentes. Na Start as rodas são raiadas (veja box)  enquanto na Fan, Cargo e Titan são de liga leve. Na dianteira todas usam pneus (80/100 – 18) e, na traseira,(100/80 – 18) com exceção da Titan que vem com pneu mais largo (90/90 – 18). O sistema de freios CBS (Combined Braking System) distribui a força de frnagem. Caso o piloto acione apenas  freio traseiro, o sistema aciona automaticamente o freio dianteiro. Isso diminui o espaço de frenagem e aumenta o controle durante a manobra. Os modelos CG 160 Cargo, Fan e Titan usam disco de 240mm de diâmetro e cáliper de pistão triplo de acionamento hidráulico (na dianteira). O tambor com 130 mm de diâmetro e sapatas é comum a todos.


Tanque & Cores

Todos os modelos contam com tampa de tanque no padrão aeronáutico – que facilita muito na hora de abastecer. No tanque da Titan, Fan e Cargo cabem 16,1 litros (3,1 de reserva). Em vários testes o consumo foi superior a 40 km/litro, projetando autonomia superior a 600 km. Mas claro que o consumo e autonomia dependem de vários fatores, entre eles o estilo de pilotagem. As cores disponíveis para a CG 160 Start são prata metálico, vermelho e preto. Na CG 160 Cargo o branco, enquanto na CG 160 Fan as opções são o azul perolizado, vermelho e preto. Já a CG 160 Titan pode ser escolhida entre opções cinza metálico, vermelho perolizado e amarelo perolizado.

Start 

é o modelo de entrada da família CG que, na versão 2022, traz novo design na moldura do painel de instrumentos e na carenagem frontal, com três opções de cores prata metálico, vermelho e preto.

Em relação aos outros modelos da linha, a CG 160 Start também usa o sistema de injeção eletrônica PGM-FI. Porém, a Start pode ser abastecida somente com gasolina. A capacidade do tanque de combustível é de 14,6 litros sendo 3,2 litros de reserva.

Outra peculiaridade é o uso de freios a tambor com 130 milímetros de diâmetro, na dianteira e traseira. Como nos outros modelos da família, o sistema CBS (Combined Brake System) também está presente. O sistema distribuiu a força de frenagem entre a roda traseira e a dianteira, garantindo frenagens em menor espaço e com maior controle. A versão Start usa rodas raiadas e pneus com câmara nas medidas 80/100 -18, na frente e, 100/80 -18, atrás.