quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Rico não precisa de air-bag

Levantando dados para uma matéria sobre ABS e airbag, entrevistei um soldado do Corpo de Bombeiros do quartel de Atibaia (SP). Foi um papo informal e descontraído sobre esses equipamentos e a capacidade de salvar vidas. Ele elogiou os sistemas ABS (anti-travamento dos freios) e airbag (bolsa de ar que protege em caso de colisões). “Quando chegamos ao local do acidente e vemos que a bolsa do airbag inflou, ficamos mais tranqüilos pois os ferimentos em geral são menores. Mas rico não precisa de airbag.” Como assim?
Antes de conhecer essa misteriosa lógica do bombeiro, acostumado a fazer resgate de acidentados na Rodovia Fernão Dias, percorri diversas concessionárias de automóveis da região. Minha missão era questionar os vendedores sobre a procura dos equipamentos pelos compradores. Ouvi muita coisa estranha “o comprador nem pergunta sobre ABS ou airbag, ele quer vidro elétrico, ar-condicionado e sistema de som”. “Alguns alegam que ABS só é útil para quem viaja muito e airbag é perigoso e pode até matar a pessoa em alguns casos”.
Fiquei pasmo pela falta de informação dos consumidores. Não bastasse a falta de conhecimento dos motoristas sobre os equipamentos, os vendedores, hoje intitulados consultores de vendas, também não se interessam (ou tem condições) de oferecê-los. “Vendemos o carro que está no pátio. Sabe quanto tempo demora para chegar um Uno com ABS? Pelo menos dois meses, se falar isso para o cliente perco a venda” argumentou um consultor de vendas da Fiat.
Como você deve ter percebido sistemas de segurança não despertam o interesse dos compradores, vendedores e também fabricantes, principalmente entre os carros populares. Voltando ao “causo” bombeiro, como ele justificou sua frase “rico não precisa de airbag”? Acostumado a salvar vidas e conviver com acidentes o soldado explicou: Quando uma pessoa compra um carro com esses equipamentos mostra que se preocupa com segurança e, na maioria das vezes, dirige de forma responsável diminuindo os riscos. Agora entendi, mas depois veio a parte mais engraçada.
— Quer saber mais?
— Quero, pode falar
— Rico não dá muito trabalho prá gente não, Ele não cai de laje, também não cai de muro. Você já viu algum rico fazer gambiarra com escada ou banquinho para trocar lâmpada
, telha quebrada ou subir na laje para consertar a bóia de caixa de água? Pois é nessa situação que acontece a maioria dos acidentes domésticos.
— Tá bem, agora entendi!
Em 2014 uma norma entra em vigor obrigando os fabricantes a equiparem todos os carros nacionais com ABS e airbag. Graças a uma lei, pessoas de diferentes classes sociais terão os mesmos dispositivos de segurança nos carros tomara que nosso amigo bombeiro tenha menos trabalho nas estradas. Quanto ao pessoal que cai de lajes e muros penso que essa realidade que não se muda com leis. O que você acha?