terça-feira, 24 de março de 2020

Uma professora modelo

Ler e escrever é uma habilidade fundamental para a humanidade. Você já se imaginou como é a vida de um analfabeto? Abrir um cardápio e não saber o que está escrito, olhar uma placa de aviso e não entender e o pior, não conseguir escrever um e-mail ou carta. Se você conseguiu ler esse começo dessa postagem, significa que você é alfabetizado. Ou seja, sabe ler e escrever.

Agora pense um pouco e volte nos seus tempos de criança. Tenho certeza que foi uma professora que  ensinou o famoso "Bê-á-bá" ou seja, os primeiros passos para sua alfabetização. Com paciência e determinação ela explicou tudo direitinho, usou musiquinhas, brincadeiras e muita didática até você entender o incrível mundo das letras e dos números.

O que mais difícil?

Trazendo a lembrança para o mundo dos veículos, sejam motos ou carros, os instrutores fazem o mesmo papel e têm a mesma importância. Mas nesse post quero falar das instrutoras que são poucas, principalmente dando aulas de moto. Basta ir a um local de aulas práticas e ver que a maioria é formada por homens, existem poucas mulheres.

Entre elas, aqui no Estado de São Paulo, a Regiane Marangne, merece destaque. Ela venceu o concurso Instrutor Nota 10. A promoção, feita pela Revista Moto Escola contou o apoio da Honda e Sindautoescola.SP. Mais de 800 instrutores participaram e concorreram, entre eles apenas 140 eram do sexo feminino e Regiane foi a melhor.

Espaço na mídia

Sua conquista mereceu destaque nos principais portais de notícias do Brasil como o UOL (à esquerda) e o R7. No caso do UOL o destaque foi sua batalha para superar o preconceito (inclusive de alunas) que pensam que uma mulher não é capaz de ensinar alguém a pilotar (e dirigir) bem. Uma grande bobagem!

Se uma mulher consegue ensinar uma criança a ler e escrever, que é uma tarefa extremamente complexa, claro que ela é capaz de ensinar um adulto pilotar ou dirigir. Ou você acha que conduzir uma moto ou carro é mais complicado que ler ou escrever?

Te convido ler a revista Moto Escola de março e curtir a matéria completa sobre a Regiane e como ela foi a melhor nas exigentes provas teóricas (e práticas). Para ler clique aqui!