domingo, 22 de janeiro de 2012

A emoção que a razão inveja


Talvez a psiquiatria possa explicar a fascinação de alguns carros e motos sobre as pessoas. Parece uma maldição que persegue e quando se percebe a bobagem está feita, o carro foi comprado, já está na garagem. Surge uma mistura de alegria infantil com o arrependimento por comprar um mico, uma compra irracional.
O caminho é comum a muita gente e foi, em parte, disseminado pela internet com os clubes virtuais, fóruns e blogs dedicados a determinados modelos. Começa assim: o sujeito tem simpatia por determinado carro ou moto, fica olhando na rua e dizendo para si "ainda vou ter um desse". Pronto! Já começou a confusão e a briga entre a razão e a emoção terá vários rounds. Um namoro sem compromisso tem início pela internet nos sites de classificados. Geralmente os carrões importados são fascinantes pelo número de equipamentos, o luxo e a potência do motor. Na frente da tela só temos olhos para as vantagens, acabamento primoroso, controle de tração, sete air-bags... Isso sim que é carro!!!
Começa um jogo entre o cérebro e o coração, razão e emoção. Você sabe que terá um monte de problemas se comprar o "carrão" importado, mas e sensação de ter um desses na garagem para curtir na hora que quiser? Isso não vale nada? Sim, quem já experimentou sabe o quanto é legal realizar um sonho, satisfazer o desejo. Mesmo que seja contra tudo e contra todos (geralmente sua esposa, noiva e namorada - elas têm ciúmes dos nossos carros). Agora vem a fase mais perigosa: você encontra um Fórum de donos do carro que você deseja. BMW; Mercedes; Jaguar; Subaru; Mitsubishi... A lista é enorme tão grande quanto a fascinação dessas marcas. Para ilustrar escolhi um Jaguar X-Tipe 1996 (ja imaginou um desse na sua garagem? Eu já!)
Por fim você se credencia no clube ou fórum e não tem mais volta. Todo mundo acha o carro maravilhoso, nunca dá problema, é só alegria. Na seção de classificados comenta-se que determinado carro pertencia a fulano que cuidava como se fosse um filho. Pronto, você foi fisgado, agora terá abrigo e carinho para realizar seu sonho. Ao contrário da sua mulher, mãe, irmão ou pai que vai falar na sua cara que fez uma bobagem o pessoal do Fórum dará parabéns e que seja bem vindo. Você se sentirá importante, um guerreiro com sua armadura de aço e gasolina, amigo de todo mundo e começará a postar suas experiências (boas ou ruins) com seu novo carro.
Passado algum tempo você cairá na real, perceberá que fez uma besteira e tentará vender o carro, ai descobrirá porque ele foi tão barato ninguém com juízo quer um carro desse. Ou se "casará" com ele e ganhará um hobby delicioso capaz de consumir horas deliciosas na garagem ou na internet convencendo outras pessoas a realizar seus sonhos. Isso aconteceu comigo quando comprei um Ford Taurus GL 95, depois me desfiz do carro, mas até hoje sinto saudades e não me arrependo da loucura. Mas quer um conselho, se não quer se envolver com um desses carrões fique longe dos fóruns ou clubes virtuais.