sexta-feira, 27 de abril de 2012

Você já dirigiu doidão?



Não se ofenda com a pergunta. Segundo dados do Escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crimes (UNODC) o Brasil possui 870 mil usuários de cocaína. Em relação a maconha esse número chega a 3,7% da população adulta na região Sudeste.

Pergunto pois tem muita gente nesse Brasil dando um “pega” no baseado ou detonando uma “carreira” de poeira.  Quem faz parte dessa estatística sabe que os reflexos ficam comprometidos. A capacidade de raciocinar vira fumaça e o bom senso se transforma em pó.

Não! Não use a figura estereotipada do hippie dos anos 60 que fumava maconha na beira da praia ao som de Joan Baez e Bob Dylan pensando nos amigos que estavam no Vietnã. Não seja ingênuo de achar que falo dos yuppies que cheiravam cocaína para subir em suas carreiras nos anos 90. 
Isso acabou a realidade é mais pesada, é uma carga pesada!

Infelizmente uma nova categoria de usuários de drogas ganha a vida no asfalto. São os caminhoneiros que usam as drogas para “aguentar longas horas atrás do volante” e assim entregar a carga no tempo estipulado. Pura desculpa!

Na quinta-feira (26/04) um comando da Policia Militar no Posto Fiscal da Via Dutra – na divisa entre Rio e São Paulo – flagrou dez caminhões conduzidos por motoristas que usavam maconha ou cocaína. E sabe o que aconteceu? Nada!

“Eles são levados ao DP e lá assim um Termo Circunstanciado de Ocorrência” informou o policial. Na prática seria como pegar uma criança que quebrou uma vidraça, dar uma bronca e dizer “vou contar para o seu pai e cobrar dele”.  A criança, no caso o motorista, volta para a estrada e segue sua viagem que mistura asfalto, fumaça e poeira.

O noticiário informou que a cada dia aumenta o número de apreensões de drogas entre os caminhoneiros que há muito tempo deixaram o rebite (ou arrebite) para trás e partiram para uma vida mais alucinante. 

Segundo a doutora em engenharia de trânsito, Ieda Lima, a cada cinco minutos ocorre um acidente envolvendo veículos de transporte de carga. 

E nós que estamos expostos ao risco de cruzar com um motorista doidão “viajando” nas estradas resta rezar e tomar cuidado.  Se ele matar sua família ou passar por cima do seu carro ou moto pela Lei será apenas um acidente. A meu ver é um crime premeditado, pois quem usa droga e vai dirigir um caminhão sabe que pode matar. O motorista assume o risco de acabar com a vida de uma família e deve pagar por isso. 
O Poder Público já passou a mão na cabeça de quem dirige alcoolizado e trata de forma mais branda os motoristas profissionais que usam drogas ainda mais pesadas.